A Psicologia é uma ciência que trata das questões psíquicas e mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com ambiente físico e social.
Uma das especialidades dessa área é a psicologia pediátrica. O estudo é voltado para a análise comportamental de crianças e inclui quesitos de cognição, percepção, aflições emocionais, condições sociais e até mesmo físicas.
O psicólogo pode fazer estimulação precoce – pois, para que a criança chegue a uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada -, desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e o desempenho dos indivíduos de acordo com o ritmo e necessidades específicas, tendo como objetivo habilidades cognitivas, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas. O desenvolvimento de cada uma contribui para a conquista da autonomia e participação social.
A clínica FonoSim Especialidade Terapêuticas possui uma equipe de profissionais especialistas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA – Applied Behavior Analysis). É uma ciência que estuda o comportamento e as intervenções baseadas em princípios da aprendizagem. Tem sido estudada e utilizada desde 1960, ajudando muitos indivíduos a adquirir habilidades em diversas áreas do desenvolvimento.
A ABA está frequentemente relacionada ao tratamento dos indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), devido ao grande número de pesquisas com comprovação científica que demonstram resultados no desenvolvimento e tratamento dos comportamentos apresentados. Além disso, indivíduos com outros transtornos também podem se beneficiar com o tratamento.
Essa ciência pode nos ajudar a entender como a aprendizagem ocorre e como funciona o comportamento, como ele é afetado pelo ambiente, como funciona em situações reais.
É a partir da avaliação de repertório e análise funcional dos comportamentos do indivíduo que o psicólogo, juntamente com o seu supervisor, irá confeccionar os programas que serão aplicados pelos terapeutas/aplicadores. Eles serão mensurados e analisados sistematicamente para que as intervenções sejam efetivas e promovam a classificação de comportamentos em apropriados e inapropriados, a fim de melhorias nas capacidades de autonomia, comunicação, aprendizagem acadêmica, socialização e demais áreas envolvidas.